quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Qual é sua pedra zodiacal?

Tem uma pedra preciosa por seu aniversário e cada dia do ano. O costume de usar pedras zodiacais como ornamentos da boa sorte começou na Polônia na primeira década do século XVIII. Todas excetuando as pérolas, a única pedra preciosa proveniente de uma criatura viva; são minerais que parecem sem graça até serem trabalhados pelas mãos do homem para se converterem em pedras admiráveis.

Centos de anos atrás, a safira foi considerada uma pedra curativa, o topázio para acalmar a asma e o âmbar para curar os vírus. A tradição do uso das pedras preciosas levou a designar um mês do ano para cada uma delas. Conheçamos um pouco sobre a história dessas pedras para saber qual delas nos corresponde segundo o mês de nascimento.

Janeiro: Granada
As pessoas da Europa medieval acreditavam que o granada podia trazer azar às pessoas que tentassem roubar a pedra. Os guerreiros dessa época utilizavam os granadas como balas porque acreditavam que essa pedra vermelha causaria feridas muito sanguentas. Seu nome provém da palavra latina pomegranate, traduzida ao português como granada, uma fruta cuja cor é vermelha intensa. Significa constância, além de ser considerada protetor dos sonhos ruins e dos viajantes.
Fevereiro: Ametista
Conhecida como a Cinderela das pedras. Se faz de quartzo quando polido, e se converte numa brilhante jóia púrpura. Na Europa medieval, as pessoas evitavam beber vinho nas festas para beber água em taças de ametista que criava uma centelha púrpura e fazia que a água se visse como vinho. Se diz que esta pedra representa sobriedade e sinceridade.
Março: Água-marinha
Seu nome significa “água salgada” e as pessoas pensavam que esta pedra preciosa podia proteger as embarcações marinhas dos desastres do mar. Se sabe que a pedra cresce tanto que às vezes chega a pesar 200 libras e que sua aparência muda de cor, do turquesa até o verde, dependendo da luz. Esta pedra representa a inteligência.
Abril: Diamante
A substância natural mais dura que existe na terra é o diamante, que varia de cor desde muito claro a muito opaco. Se acreditava que eram lágrimas de Deus. A maior parte deles são achados no Sul da África. O diamante representa a inocência.
Maio: Esmeralda
Uma esmeralda perfeita é muito estranha de achar e vale mais que qualquer diamante fino. Esta frágil pedra verde é um símbolo de regeneração e romance. Alguns acreditam que tranqüiliza a alma e muda de cor segundo o humor da pessoa.
Junho: Pérola
As pérolas provêm do interior das ostras. Muitas delas provêm dos cultivos do Japão, onde as pessoas inserem pequenos grãos dentro das ostras para começar a sua expansão. As pérolas variam extensamente de cores e formas e é de supor que significam riqueza.
Julio: Rubi
Está no segundo lugar dos diamantes mais duros. O rubi é feito do mesmo mineral do corundo, como a safira. Se diz que traz boa sorte aos apostadores. A pedra vermelha é um símbolo de liberdade, saúde, paixão e de triunfo para o amor.
Agosto: Peridoto
Era utilizado na antigüidade para pagar impostos aos faraós egípcios. Esta pedra verde com brilho é algumas vezes chamada de esmeralda da tarde. É usado como um amuleto contra as noites de terror. Se diz que seu significado é a amizade.
Setembro: Safira
Um antigo mito diz que a cor do céu se deve a uma grande safira azul que segura a terra. Pode ser de qualquer cor, excetuando o vermelho porque a chamaríamos de rubi. Este ornamento é o mais avaliado, e é considerado como símbolo da pureza e da verdade.
Outubro: Opala
Uma gota de algum líqüido nos lembra da opala, que brilha e emite muitas cores. Na Europa medieval, as pessoas pensavam que usar uma opala podia deixá-las invisíveis, porque a radiação das cores da pedra cegaria os olhos de quem a olhasse. Esta frágil pedra simboliza a magia, a esperança e o amor.
Novembro: Topázio
Chamado também de pedra do sol. O topázio é considerado útil para a vista e para aprender a soletrar. Seu nome significa “Fogo” e ainda que muitos sejam dourados, podem ser rosados, verdes ou azuis. Esta pedra simboliza a lealdade.
Dezembro: Turquesa
Assim como a opala, a turquesa é formada por um rico mineral, a água, que se endurece ao passar pelas fendas das rochas. Se extrai das minas nas terras áridas e sua cor é entre azul e verde, ou como seu nome diz, turquesa. Os indígenas americanos, personificavam o azul do céu e o verde da terra. Esta pedra simboliza o sucesso.

Com esta explicação você saberá qual é sua pedra de nascimento. Se tiver que fazer um presente para alguém muito especial, não tenha dúvidas em escolher como toda uma experta a pedra zodiacal dele, ou uma bela corrente para colocar um pingente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário