sábado, 18 de setembro de 2010

Como usar um absorvente interno?

Como usar um absorvente interno?

O absorvente interno é feito de um material absorvente (algodão e/ou nylon). Ele é colocado dentro da vagina e se expande para adaptar-se comodamente à forma do seu corpo. O fluxo menstrual é absorvido antes de sair do seu corpo, por isso nenhum odor menstrual é percebido. O aplicador é feito de material acetinado ou plástico para fazer com que a inserção do absorvente seja mais fácil e higiênica. O aplicador acetinado é feito de material biodegradável e pode ser descartado pelo vaso sanitário caso não haja lixeira. Também o absorvente pode ser introduzido sem o tubo aplicador.

Como usar um absorvente interno? É muito difícil?

Antes de começar: relaxe e tome o tempo que precisar. Se você ficar nervosa seus músculos ficarão tensos. Nas primeiras vezes, as meninas costumam sentir certa dificuldade em como usar o absorvente interno, já que ele deve ser colocado dentro da vagina. Primeiro, leia as instruções de como usar um absorvente interno e deixe-as à vista. Lave as mãos. Ache uma posição que seja mais cômoda para você: sentada no vaso com as pernas bem abertas, ligeiramente inclinada, com as pernas flexionadas e separadas ou de pé, com uma das pernas apoiadas no vaso.
Ao colocar o absorvente, não tenha medo e empurre bem no fundo – na profundidade de seu dedo – ou utilize o tubo aplicador.

  1. Retire a embalagem do absorvente interno. Ache as marcas circulares que ficam no final do aplicador externo. Use o dedo polegar e indicador para estender o aplicador até ouvir um clique. O cordão deve estar situado dentro do aplicador interno.
  2. Use a outra mão para abrir os grandes lábios, que cobrem a abertura da vagina. Coloque a ponta arredondada do aplicador na abertura da vagina. Insira o aplicador na vagina em direção à sua coluna.
  3. O aplicador estará bem colocado quando seus dedos tocarem a abertura da vagina. Se o aplicador não entrar suavemente, faça pequenos movimentos circulares enquanto estiver inserindo o mesmo.
  4. Agora, empurre o tubo interno com o dedo indicador até o final, para que ele fique totalmente dentro do tubo exterior.
  5. Retire cuidadosamente ambos os tubos. O absorvente interno já está colocado dentro da sua vagina, e o cordão do mesmo deve estar fora da vagina. Se estiver bem colocado, você não sentirá o absorvente interno dentro do seu corpo.

Como tirar o absorvente interno?

Além do medo de colocar, outra insegurança bastante comum é como fazer para tirar o absorvente íntimo interno. Dobre ligeiramente os joelhos com as pernas abertas e relaxe. Puxe o cordão que ficou pra fora do seu corpo. Você pode descartar o absorvente interno no vaso sanitário ou na lixeira.
Partes de um absorvente interno

  • Tubo aplicador interno.
  • Marcas circulares.
  • Ponta arredondada.
  • Cordão de extração.
  • Tubo aplicador externo

Lembre-se que em determinadas situações os cuidados com o absorvente íntimo interno devem ser redobrados. O mesmo vale para o uso correto do tubo aplicador. Mas, no geral, o uso do absorvente íntimo interno é bastante seguro. Por isso é recomendável que qualquer menina que queira aprender a como usar um absorvente interno pela primeira vez procure seu ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário