sábado, 18 de setembro de 2010

mestruação

A vulva (os dois pares de lábios que protegem a parte externa da vagina), aumentará levemente de tamanho e pêlos pubianos crescerão no seu exterior. Enquanto isso, dentro do seu corpo a vagina vai se alongar e seu útero vai se expandir.

A vagina produz um fluido chamado de fluxo vaginal, usado para deixá-la umidecida e limpa. Se você perceber uma mancha branca ou amarelada na sua calcinha, é provável que sua menstruação comece entre 6 e 18 meses depois. O fluxo vaginal pode ser intenso ou pouco perceptível; mas fique de olho se o fluxo tiver odor desagradável ou se você estiver sentindo dor ou coceira na área genital. Se isso acontecer, você deve visitar o médico para se certificar de que não tem uma infecção vaginal.

O seu período menstrual pode ser imprevisível nos dois primeiros anos, quando o ciclo menstrual está se regularizando. Para isto a gente criou as quatro fases do seu ciclo menstrual para você saber o que está acontecendo e quando. Sabendo o que ocorre, você vai estar mais preparada quando chegar sua menstruação. Você vai saber quando utilizar absorvente interno ou externo, e como reconhecer e aliviar as cólicas. É essencial que você entenda o seu ciclo menstrual se desejar, mais para frente, ficar grávida.

Fase I: A menstruação.
Seu corpo está eliminando o tecido que não precisa. Quando você está menstruando, a camada interna do útero (o endométrio) estoura e passa lentamente do útero através da vagina até sair do seu corpo. Este “fluxo” goteja aos poucos. Pode parecer só sangue, mas na verdade é uma combinação de sangue, muco cervical e células do corpo que somam um total aproximado de 6 a 9 colheres de fluxo sangüíneo. Normalmente, o fluxo pode ser vermelho ou muito escuro e até pode apresentar grumos de sangue.

Fase II: Depois que sua menstruação termina.
(Pré-ovulação).
Seu corpo prepara um óvulo para a gravidez. Com o passar do tempo, o fluxo pára e seus ovários começam a preparar um outro óvulo para liberar dentro das trompas de Falópio (comumente os ovários se alternam para liberar óvulos. O ovário esquerdo um mês e o direito no seguinte). Ao mesmo tempo, um hormônio chamado estrógeno avisa ao útero para acumular endométrio.

Fase III: Ovulação.
Muitas coisas acontecem nesta fase, mas basicamente os óvulos se despreendem dos ovários dentro das trompas de Falópio; e seu corpo prepara o útero para receber um óvulo fertilizado (se houver). É comum que a ovulação ocorra 14 dias antes do começo da próxima menstruação.

Fase IV: A fase pré-menstrual.
Se a mulher não estiver grávida, o útero está pronto para liberar o tecido desnecessário que foi preparado pelo óvulo. Começam a cair os níveis de dois hormônios – estrôgenio e progesterona - que fazem parte do desenvolvimento do revestimento uterino. A estimulação para a formação do endométrio acaba. Isto faz com que o vazamento do revestimento comece, assim como um novo ciclo menstrual.

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário