quinta-feira, 23 de setembro de 2010


Para isto, é muito importante conhecer os Direitos Reprodutivos e exercê-los para que possamos estar menos vulneráveis e assim melhorar a nossa qualidade de vida.



Direitos Reprodutivos:

Compreendem o direito básico de todo casal e de todo individuo de decidir livre e responsavelmente sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos/as e de ter a informação e os meios de assim o fazer, gozando do mais elevado padrão de saúde sexual e reprotutiva.
Incluem o direito:

Individual de mulheres e homens em decidir sobre se querem, ou não, ter filhos/as, em que momento de suas vidas e quantos/as filhos/as desejam ter;

De tomar decisões sobre a reprodução, livre de descriminação, coerção ou violência;

De homens e mulheres participarem com iguais responsabilidade na criação dos/as filhos/as;

A serviço de saúde pública de qualidade e acessível, durante todas as etapas da vida;

A doação e ao tratamento para a infertilidade;

Fonte: SOS CORPO - Gênero e Cidadania


Os Direitos Reprodutivos, foram extraídos dos documentos elaborados por vários países, incluindo o Brasil, durante a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, que ocorreu na cidade do Cairo - Egito no ano de 1994, e também através da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, que ocorreu na cidade de Beijing - China no ano de 1995.

IMPORTANTE:

Para que os direitos reprodutivos possam ser cumpridos e exercidos, é importante sabermos que também temos alguns compromissos a ssumir, como por exemplo usar corretamente a camsiinha em todas as relações e práticas sexuais.

Cumprindo os nossos compromissos, estaremos garantindo os nossos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário