sábado, 18 de setembro de 2010

Dez coisas que você não sabia sobre menstruação

Você acha que sabe sobre tudo o que acontece no seu corpo "naqueles dias"? Dá uma olhadinha aqui nestas informações e descubra várias coisas que você ainda não sabia.

Dez coisas que você não sabia sobre menstruação

1. seu ciclo menstrual começa no primeiro dia da sua menstruação e termina no dia anterior à menstruação seguinte. Normalmente dura de 27 a 35 dias, sendo que em alguns casos pode ser mais curta ou mais longa.

2. Mais da metade das mulheres que menstruam tem cólicas durante os primeiros dias do período. A cólica acontece por causa da prostaglandina, uma substância química que produz a contração dos músculos do útero. E é justamente essa contração dos músculos do útero que faz com que a gente morra de dor!

3. Para aliviar as dores durante a menstruação você pode tomar inuprofeno ou paracetamol. Outra dica é tomar um banho morno, usar uma bolsa de água quente na parte baixa do abdômem e fazer exercícios. E se nada disso funcionar, você deve consultar o seu médico.

4. É normal que dias antes ou durante da menstruação a gente tenha alterações hormonais como desejo de tranquilidade, carinho e segurança. Também pode ser que a gente fique brava com mais rapidez ou chore mais do que o normal.

5. Em alguns casos a cólica menstrual é tão forte que dificulta as atividades cotidianas. Estas dores podem ser normais e relacionadas a sua menstruação ou devido a várias outras causas. Na dúvida, consulte o seu médico para que ele te ajude a controlar a dor e detectar se você tem alguma coisinha mais grave.

6. Períodos irregulares são super comuns quando a menstruação desce pela primeira vez.

7. À medida que você amadurece e entra na puberdade, a glândula pituitaria libera hormônios que estimulam os ovários a produzirem outros hormônios: estrógeno e progesterona. Estes hormânios influenciam o seu corpo de várias maneiras, tanto no amadurecimento físico como no crescimento e nas emoções.

8. estrógeno é o hormônio responsável pelas características sexuais femininas como desenvolvimento das mamas e ciclo menstrual.

9. A progesterona é o hormônio que aumenta o tamanho dos seios nos dias anteriores a menstruação. Também é responsável pela nossa sensibilidade nestes dias.

10. fim da menstruação é chamado de menopausa e acontece quando não há fluxo menstrual durante pelo menos 12 meses. Mas fique tranquila: a menopausa chega entre os 45 e 55 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário