sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mocinhas aos 9 anos

Mocinhas aos 9 anos

Mocinhas aos 9 anos

Se uma menina de hoje perguntar para sua avó quando ela ficou menstruada pela primeira vez vai se surpreender com a resposta. Há três gerações, a média era de 16 anos, faixa etária que já caiu para os 11 ou 12.Também não é muito difícil encontrar meninas de 9 anos comprando o seu primeiro pacote de absorvente.

A menarca, desenvolvimento do aparelho genital e início da ovulação, ou melhor dizendo, a primeira menstruação, é o último sinal da puberdade a se manifestar nas meninas, isso depois do desenvolvimento mamário e aparecimento dos pelos.

"Ao menstruar pela primeira vez, tudo muda no corpo desta nova mulher. Acontece a distribuição de gordura para coxas e quadris, que dão o formato arredondado, e o afinamento da cintura. É comum depois de alguns ciclos anovulatórios (sem ovulação) a menina apresentar um muco cervical, que se confunde com um corrimento. Há também modificações psicossociais com o aparecimento do interesse pelo sexo oposto, fazendo a menina ter atitudes mais delicadas e sensuais", explica a ginecologista Denise Coimbra.

Ainda não há um consenso sobre quais motivos levam pré-adolescentes se depararem com a primeira menstruação ainda mais cedo. Entre as hipóteses citadas por alguns médicos está a mudança do estilo de vida das famílias e ainda a questão do apelo sexual mais precoce. A preferência por certos alimentos industrializados também não está descartada entre os especialistas. "Poluição e os agrotóxicos devem ter uma interferência direta nesta mudança de idade para a precocidade da menarca", acrescenta Coimbra.

Em muitos casos, a menarca é responsável por atrasar o crescimento das crianças ou mesmo por deixá-las confusas perante aos amigos. Outras conseqüências são danos à mama ou ao útero, como cistos e endometriose.

Por este motivo, a ginecologista alerta para que os pais fiquem atentos logo no início da puberdade, mais ainda, se o histórico familiar aponta a menstruação antes dos 10 anos. "É importante saber das mulheres da família (irmãs, tias e mãe) qual foi a idade da menarca. Se acontecer entre os 12 e 15 anos, sem problemas, mas a mãe deve se preocupar se for antes dos 10, vendo também a estatura. Também é preciso ficar atenta à menarca tardia, depois dos 16 anos. Nos dois casos deve-se procurar um ginecologista para orientação".

Conforme Coimbra, quando a estatura da menina ainda está pequena, segundo o padrão genético dos pais, ou se a menarca acontece antes dos noves anos, ela deverá ser retardada. "Uma vez constatada a necessidade de retardá-la, esse tratamento deve ser indicado e acompanhado por um profissional através da administração de hormônios, por meio de medicação oral ou implantes subcutâneos, responsáveis por bloquear a ação da hipófise sobre os ovários", explicaPor is so é importante que mães já observem logo antes dos nove anos o crescimento dos pelos pubianos e das mamas, sinais que indicam a chegada a menstruação, mais do que isso, que é hora da primeira consulta do ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário