sábado, 18 de setembro de 2010

Prática Esportiva na Adolescência

Prática Esportiva na Adolescência

A adolescência é um período em que ocorrem tremendas alterações físicas e cognitivas. É um período nutricionalmente vulnerável, decorrentes das necessidades aumentadas dos nutrientes e das mudanças do estilo de vida e hábitos alimentares. Os adolescentes que praticam esportes precisam prestar mais atenção a sua nutrição, pois isto ajudará a desenvolver um corpo e um estilo de vida saudáveis.

É preciso lembrar que adolescência também significa amadurecimento, que se traduz em responsabilidade e novas formas de socialização. Os jovens passam a dar maior importância ao grupo e a opinião dos amigos, o que pode influenciar positivamente ou negativamente às práticas esportivas. Vale enfatizar que o exercício físico é a melhor companhia da boa alimentação.

Os padrões de refeições dos adolescentes são freqüentemente caóticos. Os adolescentes omitem um número crescente de refeições, que, normalmente são o desjejum e o almoço, mas as atividades sociais e escolares podem fazer com que omitam uma refeição à noite.

Os atletas adolescentes são particularmente vulneráveis à informação nutricional errônea e práticas não seguras que prometem melhorar o desempenho. O importante é que a atividade escolhida proporcione, sobretudo, prazer e diversão – nada pior do que fazer as coisas por obrigação. Também não vale abusar da malhação com objetivos exclusivamente estéticos. Na ânsia de esculpir um corpo “sarado”, como o padrão influenciado pela mídia, muitos jovens exageram nos exercícios e acabam se prejudicando. Podemos citar prejuízos decorrentes de prática esportiva inadequada, associados ou não a uma nutrição deficiente, a osteoporose, lesões musculares e articulares, deficiências nutricionais, problemas psicológicos tais como anorexia e bulimia que têm como objetivo manter o corpo sempre “magro” (a qualquer custo!).

A prática esportiva saudável contribui para regular o sono e diminuir a ansiedade, promove o aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade respiratória, diminuição do estresse e redução do risco de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes), mas nunca se esquecendo que o exercício físico deve ser acompanhado de uma nutrição adequada para cada tipo físico.

Além de desenvolver suas potencialidades físicas, o adolescente estará “educando” o organismo numa rotina de equilíbrio alimentar e bem-estar físico e mental, que tende a se traduzir em mais saúde por toda a vida.

Uma alimentação saudável desempenha um papel fundamental na prática esportiva do adolescente, preparando seu organismo para a atividade física, fornecendo os nutrientes necessários de acordo com o tipo específico de esporte escolhido pelo adolescente, e dependendo também do objetivo da atividade física (ganho de massa muscular, perda de peso ou apenas por bem-estar físico e mental).

Dicas para a prática esportiva na adolescência de forma saudável:

1. Antes de iniciar qualquer atividade esportiva, é recomendável procurar um nutricionista e um médico para fazer uma avaliação física completa;

2. Inicie as atividades físicas de uma forma branda e, gradualmente, aumentar a freqüência e velocidade, se possível com orientação de um profissional da área de educação física;

3. Deve-se fazer exercícios de alongamento antes e depois da atividade física, para prevenir lesões. E cuidar sempre da hidratação, ingerindo bastante água;

4. É importante escolher um tênis confortável, roupas leves e, se a prática esportiva for feita ao ar livre durante o dia, não esquecer de passar o protetor solar. Entre as 10h e 16h são os horários em que o sol está mais forte, então prefira praticar atividade física (ao ar livre) antes ou depois desses horários;

5. A prática de esportes ajuda o adolescente a deixar de lado sua timidez, especialmente se o esporte escolhido for de forma coletiva, como futebol, vôlei, basquete, handebol, etc.


Dica para você, adolescente esperto:

Futebol, vôlei, natação... Nada disso combina com fraqueza e cansaço, não é mesmo? E, para que você tenha ainda mais pique, é importante se alimentar de forma leve e saudável antes do exercício. Mas não se esqueça: evite o excesso de gordura e prefira os alimentos energéticos (pães integrais, cereais, raízes, tubérculos), frutas e verduras, sucos naturais sem açúcar e carnes magras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário