quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Outras informações sobre os Métodos Anticoncepcionais

Qual é o melhor método anticoncepcional?

Não existe um método anticoncpcional melhor entre todos os existentes;
Cada método tem suas próprias características: como se usa, como evita a gravidez, sua eficácia, efeitos colaterais, etc;
O melhor é aquele que a mulher e/ou parceiro escolhe(m), confia(m) e se sente(m) confortável(eis) ao utilizá-lo, desde que atenda aos critérios médicos de elegibilidade.

Como escolher um método anticoncepcional?

Cada pessoa deve e tem o direito de escolher o seu método anticoncepcional, de acordo com as suas características (estilo de vida, vida sexual, nº de filhos que deseja, etc) e as características do método em relação a sua saúde (pressão alta, hábito de fumar, doenças cardiovasculares, etc).

O papel do/a profissional de saúde é de informar sobre todas as opções de métodos e seus critérios de elegilibidade, de modo a facilitar que a/o adolescente e/ou usuário/a tome sua própria decisão, livre e informada.



O que significa eficácia de um método?

É a capacidade que cada método anticoncepcional tem de proteger ou prevenir a/o adolescente e/ou usuária/o de uma gravidez. A eficácia de cada método é medida pela sua taxa de falha, ou seja, se mede o número de gravidezes que ocorrem entre cada 100 ou 1000 mulheres ou casais que usam este método durante o período de um ano. Com exeção do LAM, cuja eficácia se mede em 6 meses, dos métodos cirúrgicos (ligadura de trompas e vasectomia) que se mede ao longo de toda a vida e da anticoncepção de emergência, que a eficácia é medida a cada utilização, uma vez que o seu uso não deve ser rotineiro/contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário