segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dizem que o primeiro sutiã a gente nunca esquece.

Isso porque, a partir da hora em que compra a primeira lingerie, toda menina se sente mais mulher. O momento é mágico e deve ser curtido sem encanações.

Toda garota, mais dia, menos dia, vai perceber seus seios se desenvolvendo, crescendo e tomando formas arredondadas. Esse é um dos primeiros sinais de que a menina está entrando na puberdade. A mudança dá a largada para uma série de transformações que virão em seguida: o nascimento de pêlos nas axilas e na parte externa do órgão sexual feminino, o aumento da oleosidade da pele e a menstruação."A primeira menstruação normalmente ocorre cerca de dois anos após o início do desenvolvimento dos seios", explica o hebiatra Benito Lourenço, presidente da Associação Paulista de Adolescência.

Sintomas da mudança

O primeiro grau de desenvolvimento das mamas é o aparecimento de uma glândula, uma espécie de carocinho na região. A partir daí, os seios vão começar a crescer e a tomar forma.Você vai notar que eles ficam arredondados, e os bicos mais salientes, empinadinhos para a frente. Algumas garotas começam a ter sensibilidade na região. No entanto, o incômodo deve passar rapidinho. "O ideal é perceber as transformações do corpo e curtir esses momentos. Costumo recomendar às minhas pacientes que massageiem os seios no chuveiro, de modo bem suave.É uma maneira de conhecer o corpo. Assim, a garota se protege. Se perceber algo diferente, conta rapidinho à mãe ou procura um médico", indica o hebiatra, que também é médico da Unidade de Adolescência do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

Tamanho não é documento

Basta aparecer o primeiro sinal de desenvolvimento dos seios e já começam as comparações. Algumas meninas iniciam o desenvolvimento bem cedo, enquanto outras demoram mais para dar a largada. A solução é desencanar. Normalmente, a primeira glândula aparece entre os 9 e 10 anos de idade, mas é normal uma variação de dois anos a menos ou até três anos a mais.

Depois do início do desenvolvimento dos seios, cada garota vai perceber que seu corpo se comporta de um jeito único. Aceitar isso e fugir das comparações com as amigas só faz bem. "Os seios normalmente continuam crescendo por mais dois anos, contando a partir do momento em que se percebe nitidamente a presença da glândula mamária. Vão se desenvolver, mais ou menos, dependendo da herança que a garota traz de sua mãe e de outros familiares próximos e de características muito particulares. O importante é evitar a ansiedade e entender que ter uma mama maior ou menor não significa ser mais ou menos feminina", garante o hebiatra.

Sutiã pra quê?

Muitas garotas percebem o crescimento dos seios e continuam se sentindo à vontade sem o sutiã. Outras, sentem-se mais protegidas com a lingerie e vão rapidinho escolher um modelito bem fofo para comemorar a nova fase. Cada uma tem todo o direito de escolher entre usar ou não, mas o fato é que o sutiã tem uma porção de funções importantes. "Ele serve como uma barreira de proteção, pois a pele dos seios é bastante sensível. Ele também ajuda na sustentação das mamas", explica o doutor Benito.

Para escolher o melhor modelo, dê preferência às peças confortáveis. Os sutiãs de algodão absorvem mais a transpiração e abafam menos o local. Assim, diminuem os riscos de alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário