sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na Adolescência

adolescentes

A adolescência é um período de conflitos e determinou a atitude dos adultos perante os que a estão a viver.

Saber qual é o papel que devem desempenhar é um desafio a que os pais poderão fazer frente se adoptarem para com os seus filhos uma atitude de diálogo.

A adolescência é a época dos “bandos”.

Nela os grupos de amigos são o quadro em que se dá a procura da identidade pessoal, que se vê reforçada mediante a identificação com um grupo próprio, diferente do dos adultos. Os bandos são, além disso, o quadro que permite aos adolescentes levar a cabo a experimentação sexual e afectiva que o seu desenvolvimento exige.

A reafirmação da identidade está subjacente a muitos comportamentos adolescentes, que denotam uma grande preocupação pela imagem que têm dos outros. Esse egocentrismo pode, inclusive, levá-los a crer que toda a gente está dependente deles.

Para alguns autores, a aprovação de uma ideologia está ligada à afirmação da identidade pessoal. Assim, a adolescência seria a fase das ideologias, pois estas proporcionam pontos de referência a que recorrer nos momentos de desorientação.

Hoje em dia, desfrutar de independência económica é um privilégio para muitos jovens. As nossas tecnologias, que exercem neles um enorme fascínio, substituíram em muitos casos as pessoas nos postos de trabalho, agudizando assim alguns dos problemas da adolescência.

Os meios de comunicação

A adolescência é uma época de mudança, de crise de identidade, em que surge uma nova definição da auto-estima, que o jovem procura superar pela via do retraimento ou pela da identificação com um grupo. Tanto num como noutro caso, os meios de comunicação de massas fornecem-lhe mitos de referência.

A realidade que os meios de comunicação apresentam não é percebida de igual forma por todos os indivíduos, mas antes é transformada e interpretada de acordo com as nossas concepções prévias. Assim, o que um indivíduo lê numa determinada publicação será uma versão diferente da que outro lerá.

As mudanças na adolescência


Se a adolescência é a fase de mudanças para os filhos, também o é para os pais, sobretudo para as mães, de quem até então os filhos dependiam em maior grau. Contudo, ao alcançar a adolescência, a independência dos filhos é cada vez maior e os pais têm de dar uma nova orientação ás suas funções.

Como parte do processo de transição para a vida adulta, o adolescente tem de enfrentar decisões de certa transcendência e resolver por si próprio se deve ou não submeter-se às pressões do meio, por exemplo para começar a fumar. Por outro lado, é uma fase de provas, de descobertas, em que o adolescente se vê obrigado a adoptar novos comportamentos.

Ainda que seja do conhecimento de todos que os adolescentes sofrem certas perturbações emocionais, mas na maioria dos casos trata-se de perturbações leves e transitórias.


O distanciamento da família

O distanciamento da família por parte dos adolescentes pode fazer com que os pais ignorem o seu estado psíquico e só se inquietem quando notam comportamentos que se desviam das suas próprias normas.

A depressão é um estado que aparece com certa frequência no período da adolescência.

As tensões das mudanças produzem um desconcerto que induz certos jovens a acreditar que não são capazes de responder ao que deles se espera. Isto gera um comportamento apático e melancólico que em muitos casos se torna difícil distinguir do comportamento habitual do adolescente.

As mudanças bruscas nos hábitos dos adolescentes, a sua incapacidade para se interessarem seja pelo que for, os comportamentos agressivos, a inclinação para actividades perigosas e o abandono dos amigos podem ser sintomas de depressão num adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário