sábado, 18 de setembro de 2010

Puberdade

Mudanças ocorridas durante a puberdade
É o período de mudanças biológicas que resulta na maturidade do corpo humano e, na fertilização de forma a tornar o homem e a mulher capazes de gerar filhos. Seria basicamente a transição da infância para a adolescência. É nesse período que os testículos passam a secretar, entre outros, a testosterona. Já nas mulheres os ovários começam a fabricar o estrógeno, o principal hormônio feminino. Apesar desses hormônios não serem exclusivos de nenhum sexo, pois as gônadas e as supra-renais de ambos os sexo fabricam a testosterona e o estrogênio, a quantidade sofre variação. As alterações na puberdade não são unicamente físicas, mas também psicológicas, pois nesse período ocorrem grandes oscilações emocionais.

As principais modificações no corpo feminino é o aparecimento do broto mamário, desenvolvimento genital, pêlos pubianos, distribuição feminina de gordura e o início do ciclo menstrual. Nos homens são o aparecimento dos pêlos, engrossamento da voz, barba, acne, desenvolvimento muscular e o desenvolvimento genital.

• Puberdade Precoce;

É quando inicia a modificações dos aspectos sexuais antes dos 9 anos nos meninos e antes dos 8 nas meninas.

• Puberdade retardada;

Quando não há nenhuma modificação nos caracteres sexuais depois dos 14 anos nos meninos e 13 anos nas meninas.

Uma das principais preocupações dos pais dos meninos é em relação ao desenvolvimento do pênis. Levando-se em consideração que o pênis de um adulto é pequeno, ou seja, um micropênis, quando permanece abaixo de 7,5 cm de comprimento quando ereto. No caso do pênis não desenvolver corretamente, é necessário que busque auxilio médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário